Com uma longa e rica história que foi acompanhando, ao longo do último século e meio, os fluxos migratórios intensos entre Portugal e o Estado do Rio de Janeiro, e localizado, desde junho de 2017, na Rua São Clemente, no bairro de Botafogo, o Consulado-Geral de Portugal tem como jurisdição consular os Estados do Rio de Janeiro e de Espírito Santo.

Pelas instalações do Consulado-Geral, nos diversos endereços que foi ocupando na cidade, passaram figuras famosas da História de Portugal e do Brasil mas também, e sobretudo, centenas de milhares de cidadãos portugueses anónimos que encontraram no Rio de Janeiro um porto seguro para as suas vidas e, desta forma, ajudaram a construir a Cidade Maravilhosa de hoje, e cujo legado social, cultural e patrimonial está bem presente por toda a cidade.

 

 

imagem quem somos2

 

Acima, fichas de inscrição consular dos arquivos do Consulado-Geral

 

 

imagem quem somos3

 

Fichas consulares da atriz e cantora Carmen Miranda e da fadista Amália Rodrigues

 

 

Nas suas atividades diárias, atendendo uma comunidade luso-brasileira superior a meio milhão de pessoas, para além de inúmeros utentes de nacionalidade brasileira e outras, o Consulado-Geral dispõe de um sistema de atendimento personalizado, mediante agendamento eletrónico prévio, permitindo a cada utente visualizar a agenda e os horários disponíveis para cada serviço.

Para agendar a realização de qualquer serviço consular, é necessário efetuar o cadastro nos Serviços ONLINE, com o CPF do beneficiário do serviço.

 

Em casos de emergência (tais como acidentes ou furtos) encontra-se à disposição um número telefónico permanente (24h): Gabinete de Emergência Consular - (00351) 217 929 714.

  • Partilhe