Nos termos da legislação formal, os cidadãos brasileiros podem deslocar-se a Portugal sem visto por um período de até 90 (noventa) dias em casos de turismo, negócios, cobertura de notícias e missão cultural. Para outras situações, é necessário um visto para os cidadãos brasileiros.

 

Existem dois tipos de visto para entrada em Portugal:

  • Vistos Nacionais de longa duração
  • Vistos Schengen de curta duração

 

Vistos Nacionais: destinam-se aqueles que pretendem deslocar-se a Portugal por um período superior a 90 (noventa) dias, podendo ser de residência (estadia superior a 1 ano) ou de estada temporária (estadias de até 1 ano).

 

Vistos Schengen: correspondem a estadias de curta duração de até 90 (noventa) dias. 

 

Consulte aqui para ver a lista dos países cujos cidadãos estão sujeitos a visto em Portugal

 

A fim de agilizar a recepção e o tratamento dos pedidos de visto, e tendo em conta as dificuldades que vêm sendo verificadas devido à demanda inédita, o Consulado-Geral informa que pedidos de informação, solicitação de vistos, recolha de dados biométricos e acompanhamento dos processos serão assegurados pela empresa “VFS – Global”.

Para mais informações consulte aqui.

 

 Terceirização de serviços a partir de 13/05/19

 

No intuito de procurar agilizar a receção e tratamento de pedidos de visto, e tendo em conta as dificuldades que se vêm verificando devido à demanda inédita (em particular, mas não apenas, no que respeita a vistos de estudo), o Consulado-Geral informa que, a partir da próxima segunda-feira dia 13 de maio, pedidos de informação, solicitação de vistos, recolha de dados biométricos e acompanhamento dos processos serão assegurados pela empresa “VFS – Global”, com reconhecida experiência internacional na matéria.

Naturalmente, o Consulado-Geral dará o devido andamento aos pedidos de visto entretanto recebidos nas suas instalações, e àqueles que venham a ser recebidos num período transitório de duas semanas, prazo após o qual a VFS Global ficará exclusivamente responsável pelos procedimentos de pedidos de visto.

 

Abaixo página eletrónica, endereço físico e de email (para marcação de agendamentos) da VFS Global – Rio de Janeiro:

https://www.vfsglobal.com/portugal/brazil/

Edf. Cândido Mendes

Rua da Assembleia – nº10 – sala 3513 Centro-RJ

CEP 20.011-901

Email – infoportugal.rj@vfshelpline.com

 

 

 

  • Partilhe