Serviços com agendamento 

 

Buscando atender ao maior número de utentes de maneira eficaz, o Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro possui um sistema de agendamento prévio online a fim de evitar filas e tornar os serviços mais organizados.

O agendamento é feito pelo próprio utente através sistema de agendamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Os horários são disponibilizados em cadência diária (de segunda a sexta, apenas nos dias úteis), normalmente pouco depois das 18:00 horas (sim, mudamos o horário para facilitar aos utentes). 

Infelizmente nossa capacidade de atendimento é limitada pelos recursos humanos que temos, por isso as vagas se esgotam rapidamente, em menos de uma hora. Depois de esgotadas, só serão abertas novas vagas no dia seguinte ou após novo informe de vagas remanescentes, sem isso não adianta continuar a procurar vagas no mesmo dia, mas basta tentar novamente no dia seguinte.

Jamais deve pagar a terceiros para intermediar assuntos com o Consulado. Vários agendamentos já foram cancelados por essa prática nada ética. Esse tipo de serviço somente existe por que há quem pague. Se não houver quem pague, tais escritórios deixam de tentar “sequestrar" todas as vagas e com isso haverá vagas para todos. 

O Consulado-Geral reitera aos utentes que não possui qualquer relacionamento com despachantes e facilitadores, nem recomenda a utilização deste tipo de serviços intermediários. 

Para alguns serviços há a possibilidade de fazer o pedido on line, ou pelo correio, sem necessidade de agendar no Consulado. Consulte no site o serviço desejado.

Os pedidos de nacionalidade, podem ser enviados diretamente a Portugal, para a Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa. Com isso poderão até mesmo acompanhar o andamento do pedido pela Internet, ao contrário dos que são pedidos através do Consulado. Para o reconhecimento de assinatura presencial nesses requerimentos ,os utentes podem fazê-lo em Cartórios brasileiros e apostilhar ou se deslocar ao Consulado-Geral, mediante agendamento,  conforme informação explicitada no site do Instituto de Registo e Notoriado.

Alguns cartões de cidadão podem ser renovados pela internet, sem necessidade de vir ao Consulado formalizar o pedido. Veja como proceder no nosso site, na parte de cartões de cidadão.


Serviços Online

O sistema de Serviços ONLINE,  foi criado para proporcionar mais comodidade aos nossos utentes.

Atenção: Antes de se agendar, confirme a documentação necessária para cada serviço.

 

1.º passo - COMO REALIZAR O PRIMEIRO ACESSO?

 

Acesse o link https://agendamentosonline.mne.pt/AgendamentosOnline/index.jsf e faça o seu registo.

Se já tiver o cartão de cidadão use-o para se cadastrar, mas caso não tenha (ou o sistema não localize seu cartão) basta criar o seu “Registo On Line” (no canto inferior direito da imagem).

Não se esqueça que, para ser atendido aqui, precisará selecionar o Consulado do Rio de Janeiro.

Obs: Caso insira o número do seu cartão e não localize o Consulado do Rio de Janeiro, provavelmente está inscrito(a) em outro Consulado, e o sistema cruza os dados, impedindo seu registo. Se isso acontecer, deve ignorar que possui o cartão de cidadão e criar um novo “Registo On Line” (no canto inferior direito), sem usar o cartão de cidadão, escolhendo o Consulado do Rio de Janeiro.

Irá receber um ID, um número de registo, com o qual poderá entrar no sistema para fazer o seu agendamento sempre que necessitar.

 

 

2.º passo - COMO FAZER O AGENDAMENTO

Selecione o serviço desejado:

Exemplo:

Documento de Viagem / Passaporte,

Documento de Identificação civil / cartão de cidadão,

Documento de Identificação civil / Alteração de Morada do cartão de cidadão,

Documento de Identificação civil / Alteração de Morada do cartão de cidadão (para a Chave Móvel Digital),

 Registo civil / Registo de Nascimento (Nacionalidade)

Actos Diversos/ Inscrição Consular (Certificado de Inscrição Consular)

Notariado / Reconhecimento de Assinatura

Certificados / Certificado de residência

Certificados / Certificado de Vida e identidade (Prova de Vida)

 

Não se esqueça de selecionar o local do atendimento, no caso Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro

 

Clique em "Calendarizar" e escolha a data e hora do seu atendimento dentro dos horários disponíveis.

Depois de agendado receberá uma mensagem por email, confirmando o agendamento.

Atenção !! Para garantir o agendamento, deve ir até ao final e clicar em “CONFIRMAR AGENDAMENTO, do contrário seu pedido não fica agendado. Assim que finalizar, receberá um email automático da confirmação do agendamento (fique atento também ao seu SPAM da sua caixa de emails). Caso não o receba, provavelmente não conseguiu se agendar. Nesse caso entre no sistema com seu usuário e verifique se está agendado e, se não estiver faça novo agendamento.

 

 Cancelamento do agendamento

Tem sido crescente o número de usuários que agendam serviços sem possuir os documentos necessários e obrigatórios, o que promove a falta de vagas em nossa agenda. Relembramos que, por impedimento legal, o Consulado-Geral não poderá atender os utentes que, no dia do seu agendamento, não apresentem os documentos necessários.

Caso não possa comparecer no dia agendado, por este ou outro motivo de força maior, ou não tenha ainda os documentos necessários, desmarque seu horário para que outro usuário consiga realizar o agendamento.

Poderá fazer tal cancelamento, ou remarcação, no mesmo link acima, entrando com seu usuário, e no pedido agendado inserir o código de cancelmento que recebeu junto com a confirmação de agendamento.

 

Serviços sem agendamento

 

Os serviços que não necessitam de agendamento prévio são:

   - Recenseamento Eleitoral;

   - Apoio Social:ASIC, ASEC;

 

 No entanto, ficam sujeitos a espera. 

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h00 (até que acabe a Pandemia)

Atenção: Antes de comparecer, confirme a documentação necessária para cada serviço.

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