Buscando atender ao maior número de utentes de maneira eficaz, o Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro possui um sistema de agendamento prévio online a fim de evitar filas e tornar os serviços mais organizados.

O agendamento é feito pelo próprio utente através dos Serviços Online. Os horários são disponibilizados em cadência semanal e em dias e horários aleatórios a fim de evitar a utilização de sistemas informáticos ligados a empresas privadas, que têm vindo a reservar vagas de forma abusiva, lesando os demais utentes.

A exceção ao agendamento ocorre apenas em relação aos pedidos de nacionalidade, que podem ser enviados diretamente a Portugal, para a Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa. Os utentes terão de se deslocar ao Consulado-Geral, sem agendamento, apenas para reconhecimento presencial de assinatura do formulário de pedido de nacionalidade, conforme informação explicitada no site do Instituto de Registo e Notoriado.

O Consulado-Geral reitera aos utentes que não possui qualquer relacionamento com despachantes e facilitadores, nem recomenda a utilização destes serviços intermediários.

  • Partilhe