Mensagens Importantes

Foto Rio de Janeiro

 

MENSAGEM DE BOAS VINDAS

 

O Estado e a Cidade do Rio de Janeiro congregam uma das mais numerosas e visíveis comunidades portuguesas e luso-descendentes no mundo. A sua presença e influência são patentes no dia-a-dia dos cariocas e dos fluminenses, nos mais diversos setores de atividade, bem como através da existência de mais de duas dezenas de Casas Regionais Portuguesas, representando tradições e culturas de diferentes regiões de Portugal. A “Cidade Maravilhosa” abriga, ainda, algumas das instituições lusas de maior renome internacional, como o Real Gabinete Português de Leitura ou o Liceu Literário Português.

Neste contexto, esta página eletrónica tem como objetivo principal aproximar o Consulado-Geral dos seus utentes dos Estados do Rio de Janeiro e de Espírito Santo, procurando facilitar o acesso à informação indispensável ao agendamento dos diversos serviços consulares prestados.

Num momento de muito intensa procura, repercutida em prazos de agendamento por vezes dilatados, torna-se cada vez mais importante que os utentes sejam conhecedores dos trâmites e de toda a documentação necessária para o serviço que pretendem, evitando deslocações inúteis e desperdício de vagas na agenda do Consulado-Geral.

Do seu lado, o Consulado-Geral tem procurado implementar uma série de medidas visando minorar os efeitos da forte procura sobre a qualidade dos serviços prestados. Entre outras medidas, hoje, por exemplo, todos os atos consulares presenciais são pagos por cartão bancário de débito e não mais por boleto bancário. O registo de lactentes (bebés até um ano de idade) foi grandemente facilitado, assim como um outro canal direto foi criado para atender sugestões e reclamações dos utentes (ouvidoria.cgrio@mne.pt).

Com o apoio de todos, procuramos adaptar e aperfeiçoar os nossos serviços.

Aconselhamos o acompanhamento regular da página de facebook do Consulado-Geral, da qual constam avisos relevantes sobre a atividade consular e notícias sobre Portugal e sobre as relações luso-brasileiras.

Agradecemos a sua visita a esta página eletrónica e esperamos que a mesma seja esclarecedora.

 

 

Se é cidadão português em situação de comprovada urgência, pode continuar a contactar, em qualquer horário, o Gabinete de Emergência Consular 24h (+ 351 217 929 714 | + 351 961 706 472), ou, pelo nosso lado, a nossa Ouvidoria que também atende diariamente as suas mensagens: ouvidoria.cgrio@mne.pt

Notícias

Mais notícias

Para consultar a lista de avaliações das entrevistas e da ordenação final dos candidatos admitidos ao procedimento concursal para um posto de trabalho na categoria de Assistente Operacional, clique aqui.

Para consultar a lista de avaliações curriculares definitivas dos candidatos admitidos ao procedimento concursal para seis postos de trabalho na categoria de Assistente Técnico, clique aqui.

Para consultar a lista de avaliações curriculares dos candidatos admitidos ao procedimento concursal para um posto de trabalho na categoria de Assistente Operacional, clique aqui.

Para consultar a lista de avaliações curriculares dos candidatos admitidos ao procedimento concursal para seis postos de trabalho na categoria de Assistente Técnico, clique aqui.

Agendamentos online

agendamento

Atenção !!

Não ocupe vagas desnecessariamente.
Somente faça o seu agendamento se realmente já tiver todos os documentos necessários para o ato.

Para saber os documentos necessários para cada tipo de pedido, consulte as informações sobre o tema desejado na respetiva página dentro de "Assuntos Consulares.

Somente com a sua colaboração conseguiremos garantir vagas para todos.

Para se agendar, clique aqui.

 

Vistos

vfs

Para solicitar o seu visto, basta acessar o

Centro de Atendimento de Vistos,
clicando aqui.

https://www.vfsglobal.com/portugal/brazil/

Contactos

Rua São Clemente, N.º 424 - Botafogo
CEP 22260-006 - Rio de Janeiro - RJ
Brasil

+(55 21) 3861 6450
+ (55 21) 3509 1850
duvidas.cgrio@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático